Um pouco da história do Catecismo para os jovens! Antes de falar sobre o Catecismo Jovem, veremos primeiro…

youcat catecismos

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA

A palavra “catecismo” origina-se do termo grego katecheo que significa informar, instruir e ensinar. Aparece, na bíblia, na Carta aos Gálatas 6.6, a palavra “catequizando” significando aquele que está sendo instruído na palavra de Deus. Assim, em Lucas 1.4, se diz que Teófilo “foi catequizado”.

O Catecismo da Igreja Católica é uma exposição da fé católica e da doutrina da Igreja Católica, fiel e iluminado pela Sagrada Escritura, pela Tradição apostólica e pelo Magistério da Igreja.

YOUCAT – Fé expressa numa linguagem comum

 

Em 2006, o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica foi apresentado em Viena. Na conferência de imprensa, uma mulher levantou-se e disse que este livro não era útil para os jovens, e que era necessário um catecismo que chegasse aos jovens de hoje! Ela estava certa. Mas quem escreveria um catecismo assim? Acima de tudo, não poderia ser feito sem o envolvimento dos jovens.

Um grupo de escritores chegou à conclusão de que devia criar um texto baseado no Catecismo da Igreja Católica. Passaram então dois campos de férias de verão a discutir o texto com o total de 50 jovens. Deste modo, o YOUCAT surgiu baseado numa prática diária da fé dos jovens. É isto que o torna tão valioso. O próprio Papa Bento XVI apoiou o projeto desde o início. Ele próprio escreveu o prefácio, recomendando de todo o coração este livro aos jovens.

youcat o q e

youcat o nome

DJ Abílio Gonçalves (91 Posts)

Esposo, Pai, Catequista, DJ Católico, Blogger e Contabilista. Visite também: http://cristoteca.blog.br http://blog.catequista.net http://www.facebook.com/DJAbilioGoncalvesRenovaMix